terça-feira, 11 de setembro de 2007

Projetos Resgatando Valores

TITULO

RESGATANDO VALORES

SUBTITULO

TRADIÇÕES E CULTURA EM MOVIMENTO

PUBLICO ALVO

A COMUNIDADE

DURAÇÃO

2 MESES

APRESENTAÇÃO

Este projeto tem por finalidade promover nesta UE a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.

JUSTIFICATIVA

Justifica-se este projeto pela necessidade de se resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites materialista que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.

OBJETIVOS

· Resgatar as tradições e culturas de nosso país dando ênfase à cultura da paz e respeito;

· Relacionar os modos de vida, passado e presente na sociedade brasileira e em chaperó;

· Agrupar fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições tão presentes entre nós;

· Direcionar os valores morais como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.

METODOLOGIA

Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar e em torno, com participação efetiva dos alunos e professores do primeiro e segundos segmentos divididos e organizados por disciplinas.

RECURSOS

Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:

  • Vídeos;
  • Revistas;
  • DVD’s;
  • Jornais
  • Materiais recicláveis;
  • Entrevistas;
  • Palestra;
  • Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados.

DESENVOLVIMENTO

2º SEGMENTO

5ªs Séries

Educação Preventiva

Fazer levantamento sobre o que se diz, se conta sobre o passado cultural de chaperó em relação a gravidez prematura, vícios, desvios de conduta familiar e mortalidade infantil.

6ªs Série

Ensino Religioso

Pesquisar e documentar a diversidade religiosa de chaperó, promovendo danças, palestras, dramatizações, etc.

7ªs Série

Língua Portuguesa

Registra as diversas formas de expressão dos alunos e moradores. Suas perspectiva em relação ao futuro. (Confecção e montagem de livros)

8ª Série

Literatura

Pesquisar as influências regionais tão marcantes neste bairro na cultura já existente. (Textos, desenhos, poesias, etc)

5ªs Série

História

Levantar dados populacionais e histórias do bairro desde a sua fundação. (Origem de chaperó, quem fundou, porque, para que, etc)

Matemática

Criar gráficos (Com todos os dados obtidos: gravidez, vício, mortalidade infantil, etc)

6ªs Série

Geografia

Situação geográfica do bairro, produção e consumo. (Localização do bairro em relação bairro em relação ao município, estado e país)

7ªs Série

Ciências

Pesquisar clima e poluição do meio ambiente (Impacto Ambiental, os riscos da pedreira, etc.)

8ª Série

Língua Portuguesa

Comparar a cultura chaperóense, modos de falar e viver com outras culturas. (Interferência do inglês aqui em chaperó)

Todas as séries

Educação Artística

Descobrir através de pesquisa as diversas expressões e formas de artes existentes no chaperó.

(Maquetes, tipos de roupas, etc.)

1º SEGMENTO

1ªs Séries

MANHÃ

Turma 101C – Profª. Patrícia

Dramatização – “O Cravo e a Rosa”

Turma 102C – Profª. Thais

Dramatização – “Terezinha de Jesus”

TARDE

Turma 101E – Profª. Carol

Brincadeiras de Roda e Brinquedos

Turma102E – Profª. Eliane

Dramatização – “Se esta rua fosse Minha”

2ªs Séries

Turma 201 – Profª. Joseane

  • Exposição de mine livros folclóricos;
  • Dramatização – Boto Rosa;
  • Frases de Para-Choque.

Turma 202 – Profª. Nívea

  • Coral Folclórico (Musica: Sabiá / Andorinha Preta);
  • Dramatização – A Lenda da Mandioca;
  • Parlendas.

Turma 203 – Profº Jadison

  • Cantigas de Roda;
  • Cantigas de Ninar;
  • Dramatização – A Linda Rosa Juvenil.

Nenhum comentário: