TITULO
RESGATANDO VALORES
SUBTITULO
TRADIÇÕES E CULTURA EM MOVIMENTO
PUBLICO ALVO
A COMUNIDADE
DURAÇÃO
2 MESES
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade promover nesta UE a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se este projeto pela necessidade de se resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites materialista que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
OBJETIVOS
· Resgatar as tradições e culturas de nosso país dando ênfase à cultura da paz e respeito;
· Relacionar os modos de vida, passado e presente na sociedade brasileira e em chaperó;
· Agrupar fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições tão presentes entre nós;
· Direcionar os valores morais como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
METODOLOGIA
Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar e em torno, com participação efetiva dos alunos e professores do primeiro e segundos segmentos divididos e organizados por disciplinas.
RECURSOS
Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:
- Vídeos;
- Revistas;
- DVD’s;
- Jornais
- Materiais recicláveis;
- Entrevistas;
- Palestra;
- Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados.
DESENVOLVIMENTO
2º SEGMENTO
5ªs Séries
Educação Preventiva
Fazer levantamento sobre o que se diz, se conta sobre o passado cultural de chaperó em relação a gravidez prematura, vícios, desvios de conduta familiar e mortalidade infantil.
6ªs Série
Ensino Religioso
Pesquisar e documentar a diversidade religiosa de chaperó, promovendo danças, palestras, dramatizações, etc.
7ªs Série
Língua Portuguesa
Registra as diversas formas de expressão dos alunos e moradores. Suas perspectiva em relação ao futuro. (Confecção e montagem de livros)
8ª Série
Literatura
Pesquisar as influências regionais tão marcantes neste bairro na cultura já existente. (Textos, desenhos, poesias, etc)
5ªs Série
História
Levantar dados populacionais e histórias do bairro desde a sua fundação. (Origem de chaperó, quem fundou, porque, para que, etc)
Matemática
Criar gráficos (Com todos os dados obtidos: gravidez, vício, mortalidade infantil, etc)
6ªs Série
Geografia
Situação geográfica do bairro, produção e consumo. (Localização do bairro em relação bairro em relação ao município, estado e país)
7ªs Série
Ciências
Pesquisar clima e poluição do meio ambiente (Impacto Ambiental, os riscos da pedreira, etc.)
8ª Série
Língua Portuguesa
Comparar a cultura chaperóense, modos de falar e viver com outras culturas. (Interferência do inglês aqui em chaperó)
Todas as séries
Educação Artística
Descobrir através de pesquisa as diversas expressões e formas de artes existentes no chaperó.
(Maquetes, tipos de roupas, etc.)
1º SEGMENTO
1ªs Séries
MANHÃ
Turma
Dramatização – “O Cravo e a Rosa”
Turma
Dramatização – “Terezinha de Jesus”
TARDE
Turma 101E – Profª. Carol
Brincadeiras de Roda e Brinquedos
Turma102E – Profª. Eliane
Dramatização – “Se esta rua fosse Minha”
2ªs Séries
Turma 201 – Profª. Joseane
- Exposição de mine livros folclóricos;
- Dramatização – Boto Rosa;
- Frases de Para-Choque.
Turma 202 – Profª. Nívea
- Coral Folclórico (Musica: Sabiá / Andorinha Preta);
- Dramatização – A Lenda da Mandioca;
- Parlendas.
Turma 203 – Profº Jadison
- Cantigas de Roda;
- Cantigas de Ninar;
- Dramatização – A Linda Rosa Juvenil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário