FESTAS
• Carnaval: é considerada uma das festas mais populares e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras; água, ovos e
farinha.
É um período de festas profanas regidas pelo ano lunar. Recuperadas pelo cristianismo começavam no dia de Reis e terminavam na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo carnaval.
Cada cidade celebra o carnaval de acordo com seus costumes.O carnaval moderno é feito de desfiles e fantasias, sendo produto da sociedade vitoriana do século XIX.
• Festa Junina: tradicional festejo comemorado no mês de junho em homenagem a São Pedro, Santo António e principalmente São João. As festas juninas são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais mais expressivas do nosso povo.
É uma festa trazida pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá e o tambor-de- crioula.
• Natal: é uma festa universal que comemora o nascimento de Jesus, o fílho de Deus.Também é a maior festa da cristandade, calorosa abrangente, colorida.
A data convencionada para sua celebração foi o dia 25 de dezembro, pela Igreja Católica Romana e o dia 27 de janeiro pela igreja Ortodoxa.
Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus
Mitra. Os símbolos natalinos mais utilizados são a árvore de natal, presépio, guirlanda. Outros tipos de festas folclóricas são: Festa do rosário, Congado, Semana Santa, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário