DANÇAS
Em rituais folclóricos as danças acompanham as músicas e alegram ainda mais o ambiente.Algumas delas são ligadas às manifestações religiosas.
Muitas danças exigem pares, outras são executadas em roda, às vezes se colocam em fileiras.
A música folclórica está presente em quase todas as manifestações populares.
São exemplos:
• Samba: é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil.O nome samba é provavelmente, originário do nome angolano semba. um ritmo religioso.
Há sub géneros que são o pagode, o samba de breque, o samba-canção, samba-enredo, samba-rock, etc.
O partido alto é o tipo mais tradicional de samba usualmente tocado com um conjunto dp instrumentos de percussão (normalmente surdo, pandeiro e tamborim) acompanhados de cavaquinho e violão.
• Quadrilha: é uma dança de origem francesa e nas comemorações brasileiras é comum em festas juninas.
A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo António, São João e São Pedro) e para agradecer as boas colheitas na roca.Tal festejo é importante, pois o homern do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus.
A quadrilha é dançada por um número par de casais, comandada por um marcador que os orienta usando palavras afrancesadas e portuguesas.Existem diversas marcações para uma quadrilha, e a cada ano, vão surgindo novos comandos.
• Baião: é uma dança cart|ada da região nordeste do Brasil, resultante da fusão da dança africana com as danças de nossos indígenas e as dos portugueses colonÍ|adores, refletindo na sua composição o caldeamento de três raças.
O baião é dançado em pjres.Ele é formado dos seguintes passos:
balanceies; passos de calcaríf ar; passos de ajoelhar; rodopio.
Os dançarinos formam-se ejn círculos, sentados ou em pé e os pares conduzem-se para o centro1 da roda com movimentos de ventre e sapateado.Entretanto a umbigada constitui a principal marcação do folguedo.
Ainda há outras danças que são: frevo, maracatu, Tirana, Catira, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário