domingo, 16 de setembro de 2007

Brinquedos e Brincadeiras

Brinquedos e Brincadeiras

Recordar brinquedos e brincadeiras tradicionais (folclóricas), muitas vezes nos faz lembrar de tempos difíceis em que havia poucos e raros brinquedos.Isto pode ser levado em conta diante da variedade de brinquedos que dispomos hoje.

Reportamo-nos ao tempo em que era mais valorizado o processo de construção e reconstrução de brinquedos e das brincadeiras, onde o mais importante não era o produto final, aquele pronto e acabado.

Sendo assim, concordamos que as brincadeiras tradicionais infantis são fontes enriquecedoras enquanto resgate da cultura e prática do lúdico na constituição de grupos.

A brincadeira tradicional infantil, uma das representações folclóricas, baseadas na mentalidade popular, expressa-se, sobretudo pela oralidade, é considerada como parte da cultura popular.Neste sentido, a brincadeira tradicional é uma forma de preservar a produção cultural de um povo num certo período histórico.

"Resgatar a história de jogos tradicionais infantis, como expressão da história e da cultura, pode nos mostrar estilos de vida, maneiras de pensar, sentir e falar e sobretudo, maneiras de brincar e interagir.Configurando-se em presença viva de um passado no presente".

FANTIM (2000)


Os brinquedos são aríefatos para serem utilizados sozinhos e apesar de toda a
simplicidade ainda encantam tanto crianças quanto adultos.

Muitas vezes mais divertido que brincar é participar de sua própria confecção.

São um excelente instrumento para serem explorados em sala de aula porque estimulam a criatividade, desenvolvem a coordenação motora e proporcionam uma atividade prazerosa para todos.

São exemplos clássicos: boneca de pano, pipa (papagaio), estilingue (bodoque), pião...

As brincadeiras envolvem algum tipo de disputa, seja em grupo ou individual.
Algumas delas resistem com o passar do tempo e como no caso dos brinquedos

continuam a encantar adultos e crianças; muitos pais ao contemplarem seus filhos brincando se alegram porque são "coisasifo tempo deles renascidos nos filhos".

Elas podem e devem ser exploradas nas escolas uma vez que estimulam a coordenação motora e o ritmo, exploram f socialização e trabalham a respeito de regras.

São exemplos clássicos: pega-pega, cabra-cega, amarelinha...

O lúdico no folclore é o momento da socialização, do estreitamento dos laços. A atividade lúdica espontânea, de caráter desinteressado está presente nos jogos, brinquedos e brincadeiras de todas as comunidades.

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