SUGESTÕES DE ATIVIDADES
O professor pode trabalhar esta temática nas disciplinas:
• Língua Portuguesas
• Ouvir com atenção, sendo capaz de demonstrar que compreendeu o que ouviu;
-Orientar-se a partir de instruções orais e por escrito, seguindo regras de jogos e
brincadeiras;
-Expor, oralmente e por escrito, suas ideias com clareza conhecendo e dando sua opinião
sobre casos, crendices, lendas, etc;
-Modificar, oralmente e por escrito, histórias de assombração dando um novo começo,
meio e fim;
-Sintetizar as histórias lidas ou ouvidas, ordenando as ideias principais, oralmente e por
escrito;
-Pesquisar e registrar informações através das diversas atividades de pesquisas ao acervo
familiar sobre o nosso folclore;
• HISTÓRIA
-Reconhecer algumas semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e espaço (através de comparação entre as brincadeiras e costumes de seus pais e avós com as brincadeiras atuais); -Reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente (costumes e brincadeiras que permanecem passando de geração em geração: pipas, bolas de gude, festas juninas, carnaval, etc);
• GEOGRAFIA
- Identificar as características e os costumes de algumas regiões e lugares do Brasil (comidas típicas, lendas regionais, trajes, etc);
-Identificar as diferenças culturais entre a vida na cidade e a vida no campo (tipos de comidas, brincadeiras, modos de falar, crenças, etc);
• CIÊNCIAS:
-Relacionar ã cultura alimentar com à manutenção da saúde (comidas típicas, ervas medicinais, simpatias, etc);
-Desfazer crendices que prejudicam o bom desenvolvimento humano através de pesquisas e debates, buscando a base científica dos mesmos (superstições e algumas simpatias);
• MATEMÁTICA:
- Desenvolver a habilidade na construção e na leitura de gráficos e tabelas simples, através de registros dos resultados do torneio de jogos e de brincadeiras folclóricas; -Desenvolver a leitura, a escrita e pequenos cálculos operacionais, através de registros da pontuação de cada equipe nos jogos e brincadeiras;
• EDUCAÇÃO FÍSICA:
- Desenvolver habilidades motoras através das danças, jogos, brincadeiras ritmadas, desenhos
e pinturas, recortes e colagens para confecção de brinquedos folclóricos;
- Desenvolver o espírito de companheirismo em equipe, através dos jogos de brincadeiras
folclóricas;
- Desenvolver o respeito às regras estabelecidas pelo grupo, através da organização de um
torneio de jogos e brincadeiras folclóricas;
• EDUCAÇÃO ARTÍSTICA;
- Desenvolver a criatividade, trabalhando com as diferentes linguagens e expressões artísticas através de desenhos, pinturas dos seres mitológicos, músicas e danças folclóricas, dramatizações de lendas e mitos, recitais de trovas e parlendas, confecções de brinquedos do nosso folclore.
Antologia do Folclore Brasileiro Vol. 2 - Cascudo, Luis Da Camara
A Ciência do Folclore - Lima, Rossini Tavares De
Folclore Nacional 1 - Alceu Maynard Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário