sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Planejamento Sala de Leitura

FIQUE POR DENTRO DO QUE É, ACONTECE OU PODE ACONTECER NA SALA DE LEITURA EM 2007.

O QUE É A SALA DE LEITURA?

R: É UM AMBIENTE AGRADÁVEL, ORGANIZADO, ACONCHEGANTE, ATRATIVO, DIVERTIDO, DIVERSIFICADO E PRAZEIROSO.

COMO OS SEUS FREQUENTADORES DEVEM SENTIR-SE AO PARTICIPAREM DAS SUAS ATIVIDADES?

R: ALEGRES, INTERESSADOS, PARTICIPATIVOS, DINÂMICOS E INTERA-TIVOS.

O QUE FAZER PARA TORNAR A SALA DE LEITURA O CENTRO DAS ATENÇÕES DOS ALUNOS?

R: TER PROFESSORES COMPROMETIDOS, INTEGRADOS, CRIATIVOS E PREDISPOSTOS A INTERAGIR COM AS TURMAS, NO MUNDO DA IMAGI-NAÇÃO, NO ATO DE LER E DISCERNIR, ENTRE A REALIDADE E A FANTASIA.

O QUE PLANEJEI ESTE ANO PARA SALA DE LEITURA?

· CRIAR ATIVIDADES INTERESSANTES QUE PRENDAM A ATEN-ÇÃO E INCENTIVE A PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA;

· CONFECÇIONAR MATERIAS DE FÁCIL MANUSEIO PARA BRINCADEIRAS QUE ENVOLVAM A EXPRESSÃO ORAL, CORPORAL E GRÁFICA.;

· TRABALHAR A PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITA, INDI-VIDUAL E EM GRUPOS;

· RESGATAR ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS, DA MÚSICA E DAS HISTÓRIAS, A CULTURA E A TRADIÇÃO BRASILEIRA;

· INCENTIVAR A MUSICALIDADE, UTILIZANDO O CANCIONEIRO POPULAR BRASILEIRO;

· CONSTRUIR NO ALUNO O GOSTAR DE LER, INTERPRETAR E ESCREVER POESIAS;

· DRAMATIZAR HISTÓRIAS CRIADAS PELOS ALUNOS NA SALA DE LEITURA, A PARTIR DA CONFECÇÃO DE MINILIVROS.

COMO QUE TRABALHAR NA SALA DE LEITURA?

R: BRINCADEIRAS, MÚSICAS, TEATRINHOS, HISTÓRIAS, DESENHOS, PINTURAS, MARIONETES, JOGOS, CIRCULO DE LEITURA, POESIAS, DANÇAS, ARTESANATO,ETC.

TENHO PROJETO PARA SALA DE LEITURA?

R: SIM. O PROJETO “LENDO E ENTENDENDO” QUE FOI ELABORADO O ANO PASSADO E QUE TERÁ CONTINUIDADE ESTE ANO, DANDO ABERTURA PARA PEQUENOS PROJETOS A SEREM INSERIDOS NA SUA PROPOSTA DE TRABALHO.