COMUM
O Lobisomem: criatura, metade hornem e metade 3obo.De acordo com a lenda se alimentava de crianças.Lenda europeia, mas hoje comum em todo mundo.
A mula-sem-cabeca: uma estranha aparição que corre pelas ruas dos pequenos povoados assustando todo mundo. Dependendo da região, ela pode ou não ter cabeça.
O Bòi-Tatá: animal estranho que vive nos rios e tem olhos de fogo. Este mito apesar de muito comum entre os índios ocorre
Há ainda outras lendas e mitos que são Uirapuru, Nossa Senhora das Graças, Pé grande, Curupira, Papai Noel...
CRENDICES E SUPERSTIÇÕES
As origens das crendices e das superstições são tão antigas quanto à própria humanidade. No Brasil chegaram com os portugueses, mesclaram-se com as crenças dos indígenas e com as dos escravos africanos. E com o passar do tempo foram incorporadas à cultura brasileira numa mistura com as crenças de outros imigrantes que aqui aportaram.
As crendices e superstições podem ser de caráter ativo e de caráter passivo. As de caráter ativo se manifestam em regiões, culto dos santos, seitas, cultos de fetiches; as de caráter passivo nos presságios, esconjuros, orações, tabus e totemismos. Contam com patuás, relíquias, amuletos, talismãs, bentinhos e santinhos.
Vejamos:
• Sabença: sabedoria popular utilizada na cura de doenças e solução de
problemas pessoais através de benzeduras.
• Crendice: crença absurda também chamada de alusão. Crença em
coisas que a lógica não explica.
Ex: virar a vassoura atrp da porta para a visita ir embora
" Superstição: explicações de fatos naturais como consequências de acontecimentos sobrenaturais.
Ex: não passar debaixo de escadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário